terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Clipping - 19 de Fevereiro 2013

19 de Fevereiro de 2013

Clipping Desemprego

IEFP


Desemprego afectou mais as profissões qualificadas

Margarida Peixoto
19/02/13 00:07
Há mais de 57.500 pessoas de profissões intelectuais inscritas nos centros de emprego. Mas a maior parte das colocações exigem menos estudos.
São os mais qualificados, mas em Janeiro foram também os mais afectados pelo desemprego. Os números revelados ontem pelo IEFP mostram que o aumento do desemprego foi mais expressivo entre profissões que exigem estudos superiores. A economia portuguesa está agora a dispensar sobretudo os intelectuais. Pelo contrário, as profissões menos qualificadas tiveram subidas menos acentuadas do desemprego.

Longe vai o tempo em que a formação superior significava trabalho garantido. Os desempregados com uma licenciatura no bolso aumentaram 40,1% em Janeiro, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, mostram os dados publicados ontem pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Este foi o grupo onde se registou o maior aumento do desemprego que, no total, subiu 16,1% para mais de 740 mil pessoas. Já entre quem tem apenas a formação ao nível do primeiro ciclo do ensino básico, a subida foi mais modesta: 5,2%.

http://economico.sapo.pt/noticias/desemprego-afectou-mais-as-profissoes-qualificadas_162917.html
Clipping Emprego
Emprego na Alemanha sobe para o nível mais alto desde a reunificação
Económico com Lusa
19/02/13 10:43
A Alemanha alcançou um novo recorde histórico de emprego no último trimestre de 2012, com 41,9 milhões de pessoas a contribuir para o sistema de segurança social.
Este número é o mais elevado na Alemanha quando comparado com todos os outros trimestres desde a reunificação do país em outubro de 1990, sublinharam os técnicos do Destatis, responsável pelas estatísticas alemãs e sediado em Wiesbaden, no centro do país.
O número de pessoas com emprego nos últimos três meses de 2012 aumentou 0,8% ou 320 mil face ao mesmo período de 2011 e 0,4% ou 158 mil pessoas em relação ao terceiro trimestre do ano passado.
O Destatis referiu ainda que quase 75% dos novos postos de trabalho criados no último trimestre de 2012 e em comparação com os três meses anteriores ocorreram no setor dos serviços.
No quarto trimestre de 2012 e face ao anterior, a contratação dos serviços públicos foi especialmente elevada, tendo os setores da Saúde e da Educação criado 105 mil novos postos de trabalho representativos de um aumento de 1,1%.
Neste período, no setor privado, foram criados 55 mil novos postos de trabalho (mais 1,1%) e na área da informação e comunicação 44 mil novos empregos (mais 3,5%).
 
 
 
 

Douro Azul está a recrutar: 220 oportunidades de emprego

Selecionados vão começar já em março

Por:
| 2013-02-19 08:00
A Douro Azul, operadora turística que realiza cruzeiros no Douro, está a contratar. A empresa tem 220 vagas para preencher e o processo de recrutamento decorre até ao início de março.

«É a oportunidade para quem queira abraçar uma carreira num ambiente único de contacto com turistas de todo o mundo, integrando uma equipa de profissionais de excelência, numa das mais belas regiões demarcadas: o Douro», defende a empresa no seu site oficial, onde estão as informações sobre as vagas.

As oportunidades de emprego disponíveis são para diretor de navio-hotel, assistente de bordo, rececionista, chefe de sala, empregado de mesa, empregado de bar, chefe de cozinha, cozinheiro de 1ª, copeiro, empregada de quartos e ainda motorista de pesados de passageiros.

«O processo de recrutamento começou em janeiro, e já temos algumas pessoas selecionadas, mas ainda há muitas vagas», assegurou à TVI24.pt a diretora de recursos humanos da Douro Azul, Sara Azevedo, adiantando que «já recebemos 12 mil candidaturas».

Para ser recrutado, é preciso ter «disponibilidade para estar embarcado (os cruzeiros têm duração de oito meses), conhecimentos de línguas (pede-se fluência em inglês e alemão/francês), orientação para o serviço e, de preferência, experiência no setor». As habilitações literárias são «importantes para algumas funções, mas não são um fator eliminatório», desde que os candidatos cumpram os outros requisitos.

Os empregos criados na Douro Azul são sazonais: os selecionados começam a trabalhar a partir de março e os contratos vão apenas até novembro porque «o Douro não é navegável nos meses de inverno», explica Sara Azevedo.

Este ano, a Douro Azul reforça a frota com mais dois navios, prevendo-se que, para o ano que vem, adicione outros dois.

Aos candidatos, a empresa promete «salário acima da média para a função, além de alojamento e alimentação». Os interessados devem concorrer preferencialmente por e-mail, para o endereço recursos.humanos@douroazul.pt com indicação da função a que se candidatam, acompanhada de C.V..

Mas há mais empresas a contratar em Portugal. Por exemplo, uma multinacional francesa vai criar 250 postos de trabalho ao abrir um novo call center no Porto.
A Altran Portugal também tem 120 vagas para preencher no Fundão e a OutSystems também está a recrutar para 40 lugares.

Para quem procura oportunidades de emprego no exterior há vários anúncios no site do IEFP. Um dos países interessados em recrutar em Portugal é a Alemanha, que tem mesmo em curso uma série de sessões de esclarecimento para os interessados.

http://economico.sapo.pt/noticias/desemprego-afectou-mais-as-profissoes-qualificadas_162917.html



 

Sem comentários:

Enviar um comentário