terça-feira, 2 de julho de 2013

10 mitos sobre a procura de emprego que deve evitar

 

As práticas erradas podem transformar o momento de busca de emprego em um verdadeiro drama. Para não passar por isso, confira alguns mitos que você deve evitar .
Você precisa de atualização frequente nos seus perfis nas redes sociais, mas isso não quer dizer que precise cumprir uma agenda de publicações
 
A busca por um emprego é um processo cheio de regras e recomendações. Contudo, nem todos são verdadeiros. Tomar as atitudes erradas é o que torna a procura estressante e demorada. Se você está em busca de um emprego e não consegue ver resultados positivos, talvez seja hora de rever suas práticas. Confira 10 mitos que você deve evitar durante sua procura:

10 mitos sobre a busca de emprego que você deve evitar: 1. Criatividade é ruim

Um currículo inovador pode chamar a atenção dos recrutadores para as suas habilidades. É claro que você não deve exagerar na criatividade, mas não tenha medo de ser rejeitado a uma vaga por incluir um gráfico ou seus perfis nas redes sociais em um currículo.  
 

10 mitos sobre a busca de emprego que você deve evitar: 2. Quanto mais detalhes, melhor

Um currículo deve ser apenas um resumo das suas habilidades profissionais e dos cargos que já ocupou. Em suma, uma visão geral da sua carreira. O momento de dar detalhes é na entrevista de emprego, quando você estiver frente a frente com o recrutador. Preocupe-se em dar um panorama geral em seu currículo, destacando as realizações mais importantes.  
 

10 mitos sobre a busca de emprego que você deve evitar: 3. Peça ajuda a todos os seus contatos

Em vez de dar a todo o seu network a responsabilidade de ajudá-lo a conseguir um emprego, opte por oferecer seus serviços a eles. Desta maneira você ajuda e ainda tem uma chance de mostrar quão bom é desempenhando determinadas funções, o que pode render uma indicação e em alguns casos até mesmo uma contratação.  
 

10 mitos sobre a busca de emprego que você deve evitar: 4. Buscar um retorno deixa os recrutadores irritados

É claro que você não pode se tornar um perseguidor, que consegue o telefone do gerente de RH e liga para ele a cada meia hora em busca de uma resposta. Isso vai realmente irritar o profissional. Entretanto, ligar na empresa após um tempo para se informar sobre como anda o processo não será um problema. Na verdade, isso mostrará interesse da sua parte.  
 

10 mitos sobre a busca de emprego que você deve evitar: 5. Quanto mais perfis em redes sociais, melhor para a busca de emprego

Sua presença digital é muito importante. Mas, se você tenta estar em todos os lugares, acaba indo a nenhum deles. Embora você acredite que testar sua presença em cada uma das redes sociais que existe pode ser positivo para a sua carreira, a verdade é que isso pode atrapalhar sua busca. Reduzir o número de perfis e garantir que todos eles estejam alinhados com a sua personalidade profissional será mais eficiente.  
 
5 dicas para sobreviver à sua busca por emprego
 
 

10 mitos sobre a busca de emprego que você deve evitar: 6. Seu discurso deve ser ensaiado

É claro que ter um discurso em mente será muito útil ao entrar em contato com possíveis empregadores. Contudo, decorá-lo e repeti-lo para si mesmo em frente ao espelho vai tornar as coisas forçadas. E o recrutador vai perceber isso. Em vez de ensaiar um discurso pronto, monte um roteiro que dê a você tópicos a serem abordados. Estude também o que você pode apontar sobre cada assunto. E deixe que a conversa flua naturalmente, baseando-se nas respostas do empregador para construir seu próximo argumento.  
 

10 mitos sobre a busca de emprego que você deve evitar: 7. Buscar online não traz resultados

Se tudo o que você faz é ficar parado na frente do computador realmente a busca online não trará resultados. Entretanto, se você combiná-la com outras práticas o processo será mais simples. Peça indicações aos seus amigos mais íntimos, saia de casa e vá entregar currículos nas empresas onde gostaria de trabalhar, apresente-se. Outra boa saída é realizar cursos que o tornem mais capacitado. Lá você conhecerá outros profissionais e aumentará sua rede de contatos.  
 

10 mitos sobre a busca de emprego que você deve evitar: 8. É fundamental atualizar os perfis regularmente

Você precisa de atualização frequente nos seus perfis nas redes sociais, mas isso não quer dizer que precise cumprir uma agenda de publicações. Se você estabelece um horário acaba se sentindo obrigado a cumpri-lo, de modo que vai publicar qualquer coisa apenas para não perder a atualização. Em vez disso, preocupe-se em encontrar conteúdo relevante para os seus perfis.  
 

10 mitos sobre a busca de emprego que você deve evitar: 9. Você só deve deixar um emprego quando tiver conseguido outro

Em geral essa é uma boa estratégia por dois motivos: o fato de você ter um emprego valoriza a negociação e você não fica descoberto enquanto procura outra coisa. Contudo, em certos casos isso não é aplicável. Se você sente que não pode mais suportar o emprego e que aquele ambiente está fazendo com que se sinta infeliz, não há porque esperar.  
 

10 mitos sobre a busca de emprego que você deve evitar: 10. Enviar e-mails de agradecimento é fundamental

De fato, você deve agradecer aos recrutadores pela oportunidade da entrevista, mas nem sempre escolher o e-mail é a melhor opção. Para muitos profissionais, enviar uma carta ou mesmo um telefonema é mais pessoal e mostra empenho em conseguir a vaga. Observe as reações do recrutador para identificar o tipo de contato que você deve fazer.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário