sexta-feira, 3 de maio de 2013

Sabe comunicar com a sua equipa? Aprenda quando deve calar-se

Há alturas na vida da sua empresa em que tem de estar disposto a apostar tudo se quer conquistar o sucesso

Sabe comunicar com a sua equipa? Aprenda quando deve calar-se

 
 | Dinheiro Vivo

Para ganhar um jogo de póquer é preciso ter boas cartas, mas se o flop, o turn e o river não ajudarem, só uma boa dose de bluff é capaz de fazê-lo ganhar a mão. O que é que isto tem a ver com a vida no escritório? Tudo. Mesmo que o seu trabalho não tenha nada a ver com apostas.
 
A tradução é simples: uma boa equipa é um factor de peso para o sucesso da sua empresa. Porém, se de repente tudo à sua volta começar a falhar, se os elementos que não controla se conjugarem numa rota de destruição, só uma boa dose de autoconfiança pode ajudá-lo a conseguir empreender aquele esforço extra necessário para puxar a equipa e a empresa para fora do furacão e aterrar de pé.
 
Mas como segurar as pontas quando parece que tudo à sua volta está a ruir? O mais importante é manter aqueles que estão à sua volta informados e ainda assim motivados. Saber dosear a informação é essencial: não precisa de contar a toda a gente que metade dos projectos em que trabalharam durante o último mês foram cancelados. Isso apenas serviria para que a sua equipa entrasse numa espiral depressiva, trabalhando cada vez menos empenhadamente até chegar ao ponto de suspirar pelo dia em que tudo chegasse ao fim, como já todos imaginam que será inevitável.
 
Porém, é importante fazê-los saber que houve alguns cancelamentos, temperando a informação com uma mensagem positiva: menos projectos significa mais tempo, empenho e atenção para trabalhar nos restantes. E isso é essencial para que os clientes percebam o verdadeiro valor acrescentado que recebem daquela equipa. Clientes satisfeitos são meio caminho andado para a recuperação. Espontaneamente ou não, eles vão acabar por fazer publicidade à sua empresa e ao magnífico trabalho que a sua equipa desenvolveu, contribuindo para fazer aterrar novos projectos nas suas mãos.
Se precisa que aqueles que estão à sua volta trabalhem mais e melhor do que nunca, terá de explicar-lhes isso mesmo. Não com a ameaça de despedimento caso falhem, mas com o reconhecimento daquilo que sabem fazer e incentivando-os a irem mais longe do que se julgam capazes. Um voto de confiança é capaz de produzir milagres – mesmo que não acredite em fenómenos do género.
 
Se a sua empresa vive dias difíceis mas realmente acredita no seu potencial, não há nada de errado em usar um pouco de bluff para ganhar uma aposta. É quando os tempos estão complicados que é mais importante agir como se estivesse a caminho de um póquer de ases.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário