Empresas recrutam cada vez mais em 'sites' profissionais
As empresas de recrutamento usam cada vez
mais as redes sociais de contactos profissionais para encontrar "os melhores
candidatos", mas garantem que não as utilizam para procurar informação pessoal.
E que os seus clientes não fazem sequer esse tipo de
solicitação.
"As redes sociais como o LinkedIn ou o Star Tracker são óptimos locais para
procurar candidatos. O Facebook e as outras do mesmo género são mais sociais e
não nos interessam", diz Amândio Fonseca da Egor. O responsável da empresa de
recrutamento e recursos humanos garante que os grupos da área usam métodos de
selecção que envolvem entrevistas, testes, referências, liderados por pessoal
especializado. "Nós não o fazemos mas há empresas que se calhar vão ao Facebook
recolher informação sobre os candidatos. E aí, o que a pessoa lá tem até pode
jogar contra ela", diz. Por isso, aconselha os utilizadores a terem cuidado com
o que expõem. Aliás, considera que o caso da TAP, em que vários funcionários
foram convidados a fazer um curso de "formação comportamental" depois de terem
feito comentários negativos sobre a empresa no Facebook, ilustra bem esta
realidade.
Fonte de outra grande empresa de recrutamento de quadros superiores assegura
que os seus clientes não fazem pressão no sentido de perceber se os candidatos
"estão" nas redes sociais e que tipo de utilização fazem delas. E diz que o
mesmo acontece nas outras empresas da área. "Ainda não há sensibilidade em
relação à internet e à de informação que se encontra no Facebook e afins",
diz.
Para Pedro Amorim, director associado da Hays, a Internet é um instrumento
mas não a solução. "Acho que começa a haver cada vez mais essa procura", diz. E
admite que quando um recrutador procura informação profissional pode encontrar
dados mais pessoais. Se as redes sociais são boas para criar contactos e uma
imagem valiosa no mercado de trabalho, também há o reverso da medalha. "Não é de
bom tom fazer comentários negativos sobre o local onde se trabalha", conclui.
Sem comentários:
Enviar um comentário