Antes de tomar os passos necessários para uma carreira de sucesso deve primeiro encontrar a sua definição pessoal do que isso significa. É importante que as suas prioridades pessoais estejam bem definidas para que esse ponto longínquo no horizonte esteja bem fixado de forma a nortear toda a sua conduta profissional nesse sentido. Se é do tipo que nunca concretizou esse objectivo e anda de ordenado em ordenado satisfeito com a sua condição actual, tudo bem. Se é ambicioso e pretende mais...isso também está bem...defina-se definindo o seu objectivo.
Escolher a profissão certa
Antes de decidir abordar uma nova carreira, faça um compasso de espera e pergunte a si próprio o seguinte: Consigo imaginar-me a fazer isto todo o dia a toda a hora durante muitos anos? A vida é demasiado curta para desperdiçar os seus dias a fazer algo de que não gosta. Em todos os grandes líderes em diferentes sectores existe um profundo gosto e paixão por aquilo que se faz, o que propicia um envolvimento emocional e de actividade constante que lhes permite superar a concorrência. Bil Gates, o génio que criou a Microsoft, passou boa parte da sua infância na companhia de um dos primeiros computadores nos EUA....isso fez toda a diferença.
Pense pela própria cabeça
Ignore pessoas que dizem que deve escolher esta ou aquela actividade porque está com grande procura. Se você não gostar do que vai fazer apenas acabará a andar a saltar de emprego em emprego no sector sem se sentir verdadeiramente realizado. A sua escolha de carreira é isso mesmo, uma escolha...e é apenas sua.
Não tenha receio em pedir ajuda
Por muito que pense que sabe, você não sabe tudo. Existem pessoas que são autênticas bibliotecas de conhecimento e experiência acumulada que o poderão ajudar, nem que seja a evitar cometer erros que eles próprios precisaram cometer para aprender. Crie, desenvolva e nutra a sua rede de contactos profissionais em várias áreas de actividade diferentes.
Reconheça quem o ajuda
Quem o ajuda abdicou do seu tempo e ofereceu-se para o auxiliar na sua dificuldade. Isso é inestimável e deve sempre ser reconhecido. Tenha sempre presente que quando precisou essa pessoa ajudou-o apresentando-lhe um potencial empregador ou um parceiro de negócio ideal. Devolva o favor logo que lhe seja possível, todos gostam de se relacionar com pessoas com carácter.
Assuma os seus erros
Como se diz habitualmente, todos os seres humanos cometem erros. Todos o fazemos mais cedo ou mais tarde. É no modo que se lida com o erro que está o grande líder que as pessoas seguem. Claro que deverá estar atendo e evitar o erro mas. se ocorrer e que seja verdadeiramente seu para assumir, faça-o sem rodeios. Concentre-se na correcção do mesmo ou pelo menos diminuir o seu efeito, esta atitude irá contribuir para que recupera o seu espaço.
Seja o seu próprio fã N.º1
Se você não torce por si, quem o fará? Não espere que os outros façam campanha por si, estes estão demasiado preocupados com as suas próprias carreiras. Assuma os seus sucessos ou outros o farão por si. Não basta fazer, tem de parecer também. Tenha orgulho nas suas conquistas e garanta que os outros tomem conhecimento disso. Não seja arrogante mas mostre genuinamente a sua satisfação pelo seu sucesso.
Estudante para toda a vida
Uma das suas prioridades deverá ser sempre tornar-se num melhor profissional. Os mercados e as tendências evoluem constantemente e um profissional que acompanha e antecipa essa evolução estará melhor posicionado. Pense para além do dia de amanhã e colha os frutos da árvore que soube cultivar.
Sem comentários:
Enviar um comentário