Diário

Dia 1


Pois é cá estamos nós nesta vidinha! Coitadinha foi despedida, pensam… Nada disso! Nada de lamechices. É preciso pôr mãos à obra, depois da tempestade vem a bonança, há sempre uma luz ao fundo do túnel…. Estas frases são o exemplo de como devemos pensar não como nos sentimos propriamente. Caos à nossa volta, revolta, desorientação, evitamos ver o jornal da crise, auto-estima que não pode baixar mais, esquivamo-nos dos vizinhos para que não pensem porque estamos na rua às 11h com um ar tão descontraído... Tanta coisa que de repente não é possível sintetizar. E o mais importante: como ocupar o nosso dia hoje? Pode parecer estranho mas é mais complicado reprogramar um dia do zero do que inventar horas onde não as há para fazermos tudo o que temos que fazer. Embora não tenha trabalho neste blogue pretendo abordar o dia-a-dia de alguém como eu, isto é desempregada, e mostrar como tudo muda de um momento para outro. Não sou a única: Em Portugal há mais uns quantos como eu... Enfim a luta continua!




Bem já lá vão uns meses desde que iniciei este blogue. Creio que não o levei muito a sério e hoje deu-me vontade de escrever. Não é que uma desempregada, sim continuo desempregada, não tenha coisas para contar porque as tem e muitas mas, hoje quero iniciar uma nova etapa com este site. Cheguei à conclusão que preciso de fazer aquilo que mais gosto: escrever.
Quatro meses passaram a correr... Parece que foi ontem! A raiva do despedimento, deu lugar à angústia, depois à revolta, mais tarde ao desespero e agora tudo isso desapareceu para originar sentimentos de aceitação e recomeço.
Decidi também que com este novo encontro com a escrita tinha que começar por resumir o sucedido na minha vida ente o dia 1 - 11 de Outubro de 2012 e o dia R (o dia do recomeço), hoje, 15 de Fevereiro de 2013.
Outubro 2012
Em Outubro decidi que tinha de começar por ocupar o meu tempo e, depois de muito procurar entre cursos e workshops decidi inscrever-me no Instituto Espanhol e aprender a língua de Cervantes já que o "portunhol" que qualquer português que se prese diz orgulhosamente saber, não é de perto nem de longe Espanhol!!
Novembro 2012
E foi assim que três vezes por semana comecei a aprender aprender espanhol, curso que começou a 5 deste mês e que só viria a terminar em Dezembro. Foi um experiência interessante porque, para além de ocupar três manhãs por semana, conheci pessoas novas, saí de casa e voltei a sentir-me "gente" visto que num mês de desemprego a minha auto-estima tinha decaído abruptamente.
Outro facto importante aconteceu: consegui a minha primeira entrevista e única até hoje... Partindo do pressuposto que já devo ter mandado mais de 100 currículos, uma entrevista é uma boa média!! Ironias à parte, a entrevista era para Relações Públicas de um conhecido Hotel de *****. Mas parece que não fui suficientemente convincente na entrevista porque me disseram que deveria aguardar por uma segunda, com o Director inglês a quem ía reportar... Até hoje! O lado positivo da coisa: ganhei umas calças novas que me ficam a matar e uma camisa também muito gira que, depois de terem tído tratamento VIP - uma lavagem na lavandaria, aguardam ansiosas pela próxima entrevista.
Dezembro 2012
Depois de vários testes escritos, composições de uma página e uma prova oral final (sim porque os espanhóis não brincam em serviço!!) concluí com 96% o curso de Espanhol, Inicial 1. A seguir veio o Natal, a comidinha boa, os doces sem fim e os kilinhos a mais que só consegui abater quando no mês seguinte tive uma gripe tão grande que não conseguia comer nada de jeito. Bendita gripe!
Janeiro 2012
Este foi mês do meu aniversário, a 25 de Janeiro, em que fiz 34 anos. Nesse dia fui almoçar peixe grelhado com o meu marido à Ericeira num restaurante em frente à praia, com vista para o mar rebelde de Janeiro.
No início do mês retomei o curso de Espanhol. Desta vez são duas vezes por semana e termino em Março o Inicial 2. Depois talvez vá para o intermédio 1, ainda não sei. Já tive direito, na última composição que fiz ( 95%), a uma observação escrita na primeira folha da biografia de Florbela Espanca que redigi : iMuy bien!
Dia R - Dia do Recomeço
Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013
Ontem foi o dia dos namorados e preparei um jantar com direito a mesa bonita: pratos da Bordalo Pinheiro, vinho tinto do Alentejo e toalha com bordados de Madeira. A ementa foi a seguinte:
Entradas: queijo fresco com tostas integrais.
Prato principal: Bacalhau grelhado na chapa com batata cozida e brócolos. E por cima, azeite quente com alho.
Sobremesa: pêra cozida com calda de açúcar e canela. O ponto de açúcar saiu mais ponto de rebuçado e parecia que tinha ído a Badajoz aos caramelos, mas tirando isso... Até nem correu nada mal! Podia te sido bem pior!

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2013

E começou mais uma semana... Não de trabalho, como para a maioria dos mortais o é, mas de procura do mesmo, prática comum a muito boa gente nos dias que correm.

(Des)Emprego à parte, deixemo-nos de lamurias e vamos ao que interessa. Hoje foi dia de Espanhol que me ocupou toda a manhã. Depois do almoço decidi escrever um pouco e aqui estou eu. Acho que este blogue está-se a tornar num "vício" desde a última sexta-feira, dia que decidi voltar a escrever nele. Desde aí passaram três dias e estou sempre a contar os minutos para poder escrever mais um pouco. E quando não estou nem a escrever nem a contar o tempo que falta para o fazer estou a lembrar-me de novos temas interessantes para escrever, novas formas de tornar o blogue mais atractivo e de leitura fácil e prática agarrada ao meu telemóvel o qual já enchi de notas acerca disso. Por isso quando não estou a trabalhar nele directamente, estou a preparar o que vou escrever. Isto é 85% dos meus pensamentos e acções diárias vão para o meu blogue. E, ainda por cima à pouco descobri que não pago nada ao aceder à internet do meu telemóvel pois deve fazer parte do pacote e eu nem sequer sabia... Agora é que vai ser! Onde quer que esteja vou estar sempre com o blogue. Acho que aqueles que me são mais chegados vão começar a ter ciúmes desta coisinha fofa que decidi criar.  e já lhe chamo; coisinha fofa!, tal é o estado de "agarradice"!


Nota: criei uma nova página (em cima) cujo título é - Diário - na qual passarei a escrever todos as mensagens relativas ao tema diário de uma desempregada com estilo. Por isso, a partir de hoje acedam directamente, clicando em diário.
 
Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2013
Estou a escrever de um sítio espetacular. Está sol e, curiosamente, a chover ao mesmo tempo. Encontro-me dentro do meu carro com o rio Tejo como horizonte. Avisto um farol no meio do rio perdido com gaivotas a esvoaçar à sua volta, lindo! Sim, é possível vislumbrar uma beleza natural como esta em Lisboa.

Hoje é o segundo dia útil desta semana e eu fiz jus ao nome - útil. Já fiz milhentas coisas hoje... E para finalizar e recompensar a utilidade que tenho dado ao meu dia, eis que às 5 da tarde me deparo com um cenário destes. Tenho que vir para cá mais vezes! Agora queria ter aqui uma máquina para tirar uma foto deste sítio digno de ser visto e que gostaria de partilhar convosco mas, não tenho.
Bem... Agora parou de chover e formou-se um arco-íris magnífico sobre o Tejo!!! Que coisa fenomenal.

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2013

Hoje acordei renascida pois tinha uma entrevista de emprego, a segunda que consegui depois de 5 meses de árdua procura. Mas voltando ao que interessa... Estava marcada para as 12h45 perto da Av. de Roma em Lisboa. Como manda a tradição, preparei-me e no dia vesti-me a rigor - blazer e camisa. Sai de casa debaixo de um frio desolador e apanhei o metro. O tempo estava controlado e cheguei 5 minutos antes ao local da entrevista. Entro e deparo-me com um cenário Dantesco:  uma sala apinhada de gente a aguardar a sua vez como se de uma consulta médica se tratasse. A diferença eram os fatos que todos tinham vestidos, afinal o cargo assim o exigia: Relações Públicas. Pensei: tirem-me daqui que já vi este filme... Mas como curiosa que sou decidi ficar.

 Dirigi-me à recepcionista que me deu uma ficha que, para além de outras coisas, tinha um espaço para colocar o meu BI e o meu NIF, mais conhecido por número de contribuinte. Estranho, novamente. Perguntei à simpática recepcionista se as entrevistas estavma muito atrasadas e obtive a resposta de que pelo menos 25 minutos. Então,  decidi sair daquela estufa de gente bem vestida, sim porque apesar dos menos de 10 graus que estavam na rua, lá dentro, na dita sala, com muitos vidros e muita luz e calor à mistura, não estaria menos de 23 graus.... Se soubesse tinha vindo de biquiní, pensei. Fui dar uma volta pelo centro comercial e comprar uns rebuçados para enganar a fome.

Voltei 20 minutos depois e vi que, embora menos vazia, a sala ainda tinha três pessoas. Decidi ler uma revista que tinha levado enquanto esperava pela minha vez. Mais de uma hora depois do horário acordado lá me chamaram. O Sr. tinha um fato aparolado e, apesar de novo, tinha os dentes estragados e meio podres. Apresentou-se mas fiquei sem perceber o que fazia na empresa e começou por dizer que esta vaga tinha sido uma amiga que lhe tinha pedido para fazer a entrevista e que era a sua promotora. Novas exclamações da minha parte. Olhou para a ficha que eu tinha preenchido à entrada e fez vistos no que escrevi. Por exemplo, Licenciatura em Ciências da comunicação -  visto, morada .... x.... - visto .... Estranho novamente. Depois disse-me que não sabiase a vaga já tinha sido preenchida , ( lol, podia ter avisado antes, escusava de me ter dado ao trabalho de vir) e que era para trabalhar na Parede e fazer um trabalho administrativo e marcar entrevistas para os comerciais irem  às empresas. Não sei o que isto tem a ver com Relações Públicas.. ou então o conceito mudou entretanto, visto a entrevista ser para uma vaga de RP. Enfim, cinco minutos volvidos e diz-me que entre as 17h e 18h de hoje iria ser contactada para dizer se tinha ficado ou não. E esperei eu 1h15 por isto?!!

Por isso vos digo, tenham cuidado e não se iludam muito porque podem cair em situações deste tipo. Sugiro também que sobre esta matéria leiam o que escrevi hoje com o título: Saber avaliar um anúncio de emprego.

1 comentário: